DINÂMICA



Dinâmica do Teia 


Objetivo: Promover a integração e a amizade entre os participantes, além de refletir sobre a importância das relações e da empatia.


Material: Um rolo de barbante.


Desenvolvimento

O professor inicia a atividade amarrando a ponta de um rolo de barbante em seu dedo indicador e fazendo uma breve apresentação pessoal (nome, formação, trabalho, hobby, etc.). Depois, ele joga o rolo para outra pessoa, que repete o processo. A dinâmica continua até todos se apresentarem, formando uma teia de conexões visíveis no centro do círculo.
Ao final da dinâmica, o aplicador pode fazer um pequeno discurso, falando sobre a importância dos relacionamentos interpessoais nas atividades em grupo, em como conhecer um pouco mais sobre seus colegas, pode criar uma rede de relacionamento, assim como a teia foi criada.


Dinâmica do Barbante - DINÂMICA DO NÓ


Objetivos: 

  • Ensinar a importância de persistir e não desistir diante dos obstáculos da vida.  
  • Refletir sobre o trabalho em conjunto da escola com a família na jornada educacional dos alunos.

Material: Pedaço de barbante de 12 cm para cada participante.

Desenvolvimento

Leve a sua turma para fora de sala ( para um lugar amplo tipo o pátio ou a quadra).  Já traga uma caixa com vários pedacinhos de barbante cortado ( com mais ou menos 2 cm) . Peça para os meninos fazerem um círculo enorme e passe a caixa, pedindo para cada um pegar um pedacinho do barbante. Depois que todos pegaram, mande-os segurar com a mão que escrevem o pedaço de barbante e fale que com uma só mão eles têm que dar um nó no barbante.
Alguns alunos conseguem , mas a maioria não ! Pergunte -os : O que é mais fácil dar um nó com uma das mãos ou com as duas?  Agora fale para que cada aluno peça ao amigo da direita ajudá-lo a dar outro nó em seus barbantes – sempre usando uma mão.
Agora passe para a discursão : O que aquilo os lembra ? Na vida dá pra fazer tudo sozinho ? E se você pedir ajuda a alguém, não fica mais fácil ?
Deixe -os falar, expor o que pensam. Geralmente, o trabalho em grupo de sala de aula melhora muito!

Dinâmica : O QUE VOU APLAUDIR


Objetivo: Promover a aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades, a comunicação eficaz e a construção de relacionamentos.

Material: Pedaços de papel, caneta e saquinhos.

Desenvolvimento

É uma atividade para o início das aulas que consiste em formar duplas de alunos e dar-lhes temas para debaterem.

Para realizar esta dinâmica, pode-se:
  • Escrever os temas em pedaços de papel e colocá-los em saquinhos
  • Anotar os temas na lousa, em forma de lista
  • Escolher temas que serão abordados no ano letivo, como economia de água, dengue, desemprego, reciclagem de lixo, uso de smartphones, ou algum outro tema que será abordado no ano letivo. 

Cada dupla deverá, pegar um papel com um tema e dizer o que sabe sobre ele, de modo que os dois estudantes complementem a fala um do outro. 

Essa atividade permitirá que você avalie o grau de conhecimento dos seus alunos, a capacidade de expressão e argumentação, além de conhecê-los um pouco mais, sabendo melhor o que eles pensam. 


Dinâmica : ÀRVORE DAS FÉRIAS

Objetivo: Promover a interação e o diálogo entre os alunos ao compartilhar experiências pessoais, estimulando a expressão oral, escrita e artística.

Material: papel, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, cartolina, papel pardo ou papel kraft (para montar a base da árvore e cola.


Desenvolvimento

Deixando a imaginação fluir. Os alunos deverão criar uma árvore. Cada um receberá uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar (no caso da turma de educação infantil) situações que descrevam como foram suas férias ou então um episódio importante que tenha ocorrido.

Após, as folhas devem ser fixadas na árvore para que todos possam compartilhar as experiências. Essa é uma boa oportunidade para ampliar o diálogo e promover o aprendizado obtido com os relatos, como uma nova cultura, localização, sentimentos, etc.


Dinâmica : O ESPELHO DENTRO DA CAIXA


Objetivo: Valorizar o papel dos professores na escola.

Quando usar: Em reuniões motivadoras

Duração: de 15 a 30 minutos

Material: Uma caixa de papelão decorado a sua maneira e um espelho colocado no fundo da caixa.


Desenvolvimento

Coloque seus professores em um círculo e entregue a caixa para o primeiro, explicando que dentro dela tem uma foto de alguém muito importante para a escola, e que o professor deve responder algumas perguntas sobre essa pessoa sem falar quem ela é.

Depois faça perguntas voltadas para a exaltação do trabalho do professor. EX:

  • Qual é a importância dessa pessoa para a vida dos alunos?
  • O que seria da escola sem essa pessoa?
  • Como a escola pode ajudar no trabalho dessa pessoa?
  • ....

Dinâmica : FUI À FEIRA

Objetivo: Desenvolver e exercitar a memória,  a atenção e a  concentração.

Desenvolvimento

Colocar os alunos em círculo e a professora escolhe quem irá começar a brincadeira. Ele deve dizer "Fui a feira e comprei ...milho" . Em seguida, o próximo deve repetir a frase e acrescentar um nova informação como por exemplo: "Fui a feira e comprei milho e pastel". E assim continua . 


Essa é uma atividade que trabalha a memória, pois o objetivo é não esquecer a sequência de compras.

Quanto mais participante, mais difícil fica a frase a  ser memorizada.


Dinâmica : TUDO COM A MESMA LETRA


Objetivo: Estimular as competências técnicas e emocionais, como memória, criatividade, destreza, pensamento lógico-analítico e resolução de problemas. 

Desenvolvimento

O objetivo é testar o raciocínio rápido dos alunos. Os alunos deverão sentar em círculo e sob o comando do professor, começam a atividade.
O professor sorteia uma letra e faz as perguntas surpresas: um país, uma cidade, um adjetivo, uma profissão, e por aí vai. Todas as respostas devem ser com palavras que se iniciem pela letra sorteada.


Dinâmica : ESTOURE OS BALÕES

Objetivo: Promover a interação, aumentar o conhecimento sobre os colegas, além de proporcionar descontração e lazer.

Desenvolvimento
Essa dinâmica de grupo divertida necessita apenas de balões e barbantes para que aconteça da melhor forma. Cada participante deve receber um balão e um pedaço de barbante, enchê-lo e amarrá-lo na cintura.


Dividir os alunos em grupos e, assim, o objetivo é que os alunos estourem os balões dos outros colegas ao mesmo tempo que cuida para que ninguém estoure o seu. 
O que costuma ser avaliado em uma dinâmica como essa, portanto, é a capacidade de lidar com surpresas e desafios no dia a dia.


Dinâmica : VERDADE OU MENTIRA

Objetivo: Promover a interação, aumentar o conhecimento sobre os colegas, além de proporcionar descontração e lazer.


Desenvolvimento
Ótima para quebrar o gelo e fortalecer os laços de integração entre os alunos, essa dinâmica é bem simples e fácil de ser executada. Cada participante deve falar três fatos verdadeiros sobre si mesmo e um falso. Em seguida, os outros participantes devem adivinhar qual é o fato mentiroso sobre aquela pessoa.

É uma ótima maneira de criar um clima descontraído e fazer com que as pessoas se conheçam de uma maneira diferente.

Dinâmica: GÊNEROS TEXTUAIS: DESCOBRINDO DUPLAS

Materias: Fichas com diferentes informações sobre gêneros textuais: 

  • Nomes dos gêneros (receita, fábulas, poemas, história, ...)
  • Características principais de cada gênero (descrição...)
  • Títulos ou trechos curtos relacionados, ...

Desenvolvimento

Os alunos deverão sentar no chão da sala em forma de um círculo. 

Organizar as fichas no centro do círculo de maneira que haja correspondência entre elas ( por exemplo, uma ficha com o nome do gênero e outra com suas características ou título relacionado..).

Cada aluno irá pegar uma ficha aleatoriamente. Orientar os alunos para circular na sala e encontrar o colega cuja ficha tenha a relação com a sua. ( nome do gênero X característica ou trecho).

Quando todos encontrarem seus pares, compartilhar com os colegas como que identificaram sua dupla.

Finalizando, conversar com os alunos sobre cada gênero textual, destacando suas características e utilidades no dia a dia.

Dicas adicionais:  Caso sua intenção for montar grupos maiores, poderá incluir outros elementos nas fichas.

Dinâmica : MATEMÁTICA CARINHOSA


Objetivo: Desenvolver a socialização e raciocínio.


Material: Fichas com operações matemáticas


Desenvolvimento

Confeccionar fichas com as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), dependendo da realidade da turma. E fichas com os resultados destas operações.

Solicitar que façam um círculo na sala e distribuir as fichas para os alunos. Iniciar a dinâmica com um aluno que estiver com a operação. Ele irá falar: 

EX: Eu sou a operação 6 + 2. O colega que tiver com o resultado da operação irá responder:  Eu sou o resultado de sua operação = 8 . E assim sucessivamente.


Dinâmica : RIMA

Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica.

Material necessário: Fichas com palavras.

Desenvolvimento

O professor deverá confeccionar fichas com palavras que rimem. 
Pedir para que os alunos fiquem em círculo e distribuir as fichas.

Solicitar a um aluno que leia a sua palavra. O colega que estiver com a palavra que rima irá responder.

Repetir esta ação até que todos os pares de rimas se encontrem.
EX: amor - calor, felicidade - amizade, emoção - coração, escola - sacola

Dica adicional:  solicitar que em duplas formem uma estrofe com os pares de palavras.

Dinâmica: SE VIRA NA HISTÓRIA

Objetivo: Empregar os recursos de coesão textual na produções textuais adequadamente.

Material: Diversos objetos, como caneta, livro, grampeador,...


Desenvolvimento

Dividir a sala em grupos.  Será selecionado um grupo de cada vez para participar da brincadeira. 


Um aluno do grupo começa a contar uma história que aconteceu com ele ou inventar uma de última hora. Ao iniciar sua história, você ou o colega da sala deve apresentar um objeto de cada vez, para que eles coloquem o nome desse objeto dentro da história. Tudo de improviso.


No final, onde todos os grupos estiverem participado, a turma irá escolher aquele grupo que foi mais criativo ao narrar a história.


Dinâmica: BALÃO DOS SONHOS

Objetivo: Mostrar que devemos ajudar as pessoas a conquistar seus sonhos e não destruí-los. 

Material necessário:  Balão, papel e caneta.

Desenvolvimento

Distribuir um balão e um papel  para cada aluno. Pedir para que escrevam um sonho que queiram realizar neste ano e de que forma pretendem realizá-lo. Depois disso, todos deverão colocar o papel dentro do balão, enche-lo e amarrá-lo.

Em círculo, pedir para que conversem com o colega ao lado, formando duplas e falem a respeito de seus respectivos sonhos.

Colocar uma música e pedir para soltarem os balões, brincar com eles sem deixar que caiam no chão.

Transmita a ideia que de que o vento está levando cada sonho para o alto, para a imensidão afim de serem concretizados.

Por fim, pedir para que todos se abracem dando boas vindas aos colegas, ao ano letivo que se inicia e ao sonho que está por se tornar realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEMANA 34

LÍNGUA PORTUGUESA 💻  ATIVIDADES DE NATAL